A primeira edição de O Sacy é de 1921, um ano após o sucesso de A menina do narizinho arrebitado (1920), o primeiro livro infantil de Monteiro Lobato. O Sacy veio reforçar as ações do escritor na direção de uma nova literatura infantil brasileira, nesse caso colocando foco em um personagem muito presente no imaginário popular, o Saci.
Como escreveu Marisa Lajolo na edição fac-similar, “diferentes linguagens artísticas, ainda nos arredores dos anos 20 do século passado, expressavam desejo de ruptura com padrões culturais europeus. E Lobato pegou aquele clima, desenvolvendo suas longas sagas de histórias infantis profundamente brasileiras”.
O resgate da primeira edição põe em evidência também os desenhos do ilustrador Voltolino, responsável pelas adoráveis e movimentadas “figuras” do livro. Voltolino redesenhou o negrinho endiabrado, arteiro, “molequinho sem serviço”, de uma perna só, carapuça vermelha e pito caindo da boca, que tantas modificações sofreu nos seus pulos e nas suas andanças populares.
A edição fac-similar preocupou-se com a reprodução fiel das icônicas ilustrações de Voltolino, como a da capa, na qual sacis aparecem em redemoinho.
Reviews
There are no reviews yet.